Dicas e ideias

Confira as dicas de costura para você arrasar no seu ateliê.

Pregar um botão, colocar um aplique naquela jaqueta ou criar um vestido de festa?

Basta ter dedicação e decidir até onde ir.

Muitas lojas desejam apenas o básico para vender uma roupa ou apresentar um modelo ligeiramente diferente em caso de emergência. Há quem procure o prático, por agradar a maioria. E não se pode esquecer dos profissionais que tornam realidade os devaneios dos estilistas, embelezando passarelas e vitrines.

No dia a dia é comum que pessoas mais experientes na realização de uma determinada tarefa surpreenda aos outros com truques simples que podem agilizar muito o trabalho. Conheça algumas dicas úteis para a rotina de uma costureira:

• Ao terminar a costura deixe um pedaço de linha na agulha antes de guardá-la na almofada ou no carretel, assim será mais fácil localizar o item ao retomar o trabalho.
• Com o tempo, as agulhas podem enferrujar. Neste caso, use uma esponja de aço para retirar a ferrugem.
• Como no carretel a linha está enrolada – com o fio sobreposto – muitas vezes a cor aparenta ser mais escura do que é de fato. Na hora de costurar, escolha a linha com um tom mais escuro do que o tecido que será usado e sempre compare o fio solto com o tecido antes de começar o trabalho.
• Guarde um pequeno pedaço de imã na sua caixa de costura. Com ele será muito mais fácil encontrar uma agulha ou um alfinete perdido.

Mão na massa

Com tempo, alguma curiosidade e uma boa máquina de costura você poderá confeccionar seus modelitos. Atualmente, muitas revistas e sites especializados fornecem moldes e sugestões de roupas seguindo as tendências da moda. Ter peças exclusivas é um luxo, criar seus próprios trajes faz bem para a auto-estima e pode gerar uma renda extra no futuro.

Arrisque-se!